terça-feira, 9 de novembro de 2010

NOVA LOJA

Ola amigos....

Em breve a Maracá Turismo estará atendendo em novo endereço, depois de muita procura, conseguimos alguar um ponto no centro historio, bem na escadaria Catarina Mina, com isso vamos aumentar nossa oferta de serviço, em breve novidades

Abraços

Luis Santos

segunda-feira, 31 de maio de 2010



Abertura oficial do São João da capital nesta terça-feira

Com o tema: “São Luís do São João, Cidade de todos os Brincantes”, o prefeito de São Luís, João Castelo, fará a abertura oficial do São João da capital, nesta terça-feira (01), às 18h, na Praça Maria Aragão. As apresentações seguem pelo mês inteiro e se estenderão até o início de julho no arraial oficial, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).

Na programação especial, preparada para a abertura oficial, consta a participação dos amos João Chiador e Humberto de Maracanã, na solenidade de abertura que, acompanhados da pianista Angélica Vieira da Silva, cantarão o hino de louvação a São Luís. A programação da noite segue com as apresentações do Tambor de Crioula de Apolônio, Cacuriá de Dona Teté, Show de Eliézio do Acordeon, Bumba-meu-boi de Santa Fé (sotaque da baixada), Bumba-meu-boi de Nina Rodrigues (sotaque de orquestra) e Bumba-meu-boi da Pindoba (sotaque de matraca).


quarta-feira, 24 de março de 2010

PRAIAS DE SAO LUIS


ROTEIRO SOL E MAR – PRAIAS DE SÃO LUÍS

Para quem vai ao Nordeste em busca do atrativo Sol e Mar, o Maranhão é a opção certa. São 640 quilômetros de costa. A segunda maior do País, com opções de lazer em praias urbanizadas e desertas, em uma paisagem deslumbrante que reúne atrativos como o Parque dos Lençóis à floresta de manguezais das Reentrâncias Maranhenses.
Só em São Luís, a Capital, são mais de 30 km de praias urbanizadas com bares, restaurantes, hotéis, ciclovias e outros serviços que oferecem conforto e lazer a seus freqüentadores, além de serem propícia á prática de esportes náuticos. Sem contar, que a culinária maranhense é rica em ingredientes que misturam os sabores de seus colonizadores e o visitante pode, nas belas praias se deliciar com tudo que o maranhense pode oferecer ao paladar.
A Ilha de São Luís abrange outros municípios, além da capital: São José de Ribamar, Raposa, Alcântara e Paço do Lumiar. Nesses municípios há praias pouco exploradas, onde o visitante pode sentir toda a natureza, com caminhadas e banhos em águas mornas. As praias do Araçagi, Carimã, Caúra e Panaquatira são excelentes opções para passeios e práticas desses esportes.
Inegável, também, é a beleza das praias do litoral ocidental Maranhense. As de Arauóca em Guimarães, a de Saçoitar, em Cedral, as de São João e Lençóis em Cururupu são exemplos de beleza selvagem, onde a harmonia homem natureza é repleta de segredos e revelações de uma parte do Brasil, ainda inexplorada.
Se o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unicidade, as praias de Barreirinhas, Santo Amaro, Tutóia, Araióses, Paulino Neves, no litoral leste, causam o mesmo deslumbramento. A natureza foi pródiga em toda essa área. Dunas, lagos, rios, manguezais compõem com essas praias um cenário paradisíaco que tem sido procurado por adeptos do ecoturismo do mundo inteiro. Por aqueles que a aventura em descobrir lugares exóticos é sempre um desafio. E o Maranhão está cheio desses lugares. É por isso que é uma nova e agradável descoberta do Brasil.


PRAIAS

EM SÃO LUÍS

Praia da Guia – localizada na área Itaqui-Bacanga, distante 2,5 km do centro, a praia é deserta, com dunas, mangue e vegetação rasteira.

Praia da Ponta d’Areia - situada a 4 km do centro, recebe o maior número de visitantes, principalmente nos finais de semana quando funcionam os clubes de reggae. Próximo a essa praia está também o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.


Praia de São Marcos - no início da Avenida Litorânea, localizando-se a 7km do centro da cidade, é a praia ideal para a prática de surf, e a preferida pelos jovens da ilha. Com bares em toda sua extensão, à noite torna-se mais uma opção de lazer. Esta praia também é conhecida como praia da Marcela.

Praia do Calhau - localizada também na extensão da Avenida Litorânea, possui belas dunas recobertas por vegetações rasteiras. É considerada uma das praias mais bonitas da cidade. À noite, oferece várias opções de lazer em seus bares, restaurantes e casas noturnas.

Praia do Caolho – situada a 7,5 km do centro, na parte final da Praia do Calhau, recebe este nome por estar entre o Calhau e o Olho d’Água.

Praia do Olho d’Água - cercada de dunas, morros e falésias, com vegetações rasteiras. Possui ondas fortes de julho a dezembro, o que a torna ideal para a prática do surf e esporte a vela. É uma praia de grande fluxo de visitantes.

SÃO LUIS - MARANHÃO


O MARANHÃO

O Maranhão é um desses lugares abençoados pela natureza. Localizado numa zona de transição entre o Nordeste e o Norte do Brasil, tem na diversidade dos ecossistemas uma das suas características mais marcantes. Praias, florestas, cerrados, lagos e rios são alguns desses atrativos, que fazem do Maranhão um estado diferenciado além, é claro, da sua história, música, tradições, cultura popular, e muitas outras que você precisa descobrir.

O QUE FAZER EM SÃO LUÍS

Há muito para se fazer em São Luís. E um bom começo pode ser um passeio pelo Centro Histórico, aliás, obrigatório. Entre ruas de pedra, praças, becos e escadarias, muito para se ver: casarões azulejados, mirantes, portais, sacadas, igrejas, fontes e monumentos. Se o visitante prefere natureza, basta lembrar que está numa ilha, cercada de belas praias. Ponta d'Areia, Calhau, Olho d'Água, e Araçagi são algumas opções. Comer bem é outra ótima pedida no pólo de São Luís, onde se pode experimentar de quase tudo que a exótica gastronomia maranhense oferece. Arroz de cuxá, peixadas, tortas de camarão, doces e sucos de frutas regionais e muito mais. Para quem não dispensa festa, junho é de longe o mês mais animado na capital. Tempo de quadrilha e bumba-meu-boi, de tambor de crioula e arraial. É quando acontecem os festejos em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, e São Luís se torna uma alegria só.

O QUE LEVAR PARA SÃO LUÍS

Quem visita São Luís deve ter em mente que as temperaturas são altas o ano inteiro. Além disso, a maioria dos passeios é ao ar livre, envolvendo caminhadas por ruas que mantêm seu padrão de calçamento original, em paralelepípedos. Por isso a dica é abusar das roupas e calçados leves e não esquecer acessórios importantes como chapéus, bonés, protetor solar e óculos escuros, principalmente durante visitas às praias e ao Centro Histórico.



sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Carnaval



O desfile das escolas de samba é disputado atualmente por doze agremiações de São Luís e São José de Ribamar, algumas com décadas de tradição e participação na folia. Na passarela, também se apresentam os blocos afros e uma tradição carnavalesca: os blocos tradicionais. Esses grupos também fazem cortejos nas ruas do bairro histórico da Madre Deus e no Maranhão têm um estilo único. Vestidos com roupas luxuosas, inspirados em trajes do tempo do Império, os blocos tradicionais maranhenses têm, além do figurino, um ritmo próprio, caracterizado pela forte e cadenciada percussão.

Outras atrações típicas do carnaval maranhense são as tribos de índios e a casinha da roça. As tribos reúnem crianças e adolescentes vestidos com trajes indígenas, imitando rituais de cura. A casinha da roça reproduz uma casa coberta com palha, em cima de um caminhão. Dentro da casa, tocadores e coureiras dançam o tambor de crioula.
Festa do Divino

A Festa do Divino é uma d as manifestações culturais e religiosas mais ricas e tradicionais do Maranhão. Há indícios de que essa tradição teria chegado com a colonização açoriana, no século XVII. Realizada em várias cidades, a festa em homenagem ao Divino Espírito Santo ocorre em diferentes datas e de formas variadas.

Em São Luís, essa manifestação é marcada pelo sincretismo religioso entre a religião católica e os cultos de origem africana. Cada terreiro de mina realiza sua festa, também associada a santos católicos e entidades espirituais. Uma das mais famosas é a festa da Casa Fanti-Ashanti, dirigida por um dos pais-de-santo mais conhecidos de São Luís, Pai Euclides.

A celebração mais famosa é a Festa do Divino na cidade histórica de Alcântara, que fica do outro lado da baía de São Marcos, próximo à capital. Realizada tradicionalmente no mês de maio, com encerramento no domingo de Pentecostes, a festa mistura lendas, história e religiosidade. Em quase duas semanas, são realizados diversos rituais, como procissões, levantamento do mastro, louvores, banquetes e missas. A organização desses eventos é de responsabilidade de um grupo chamado de corte do Império, formado por adultos, que são repre sentados nos altares festivos e procissões por crianças, nas funções de Imperador ou Imperatriz (a cada ano um deles se reveza no papel principal), mordomos-régios, mestre-sala e vassalos.

A corte se veste de trajes luxuosos, imitando o figurino imperial, um símbolo do imaginário popular sobre a visita que Dom Pedro faria à cidade, no século XIX, quando Alcântara era uma das mais ricas do país, graças à produção de algodão e aos engenhos de cana-de-açúcar. Segundo os registros históricos, duas das famílias mais abastadas da cidade disputaram quem faria o mais belo palacete para hospedar o Imperador. Com a desistência de Dom Pedro em fazer a viagem, as construções foram abandonadas e suas ruínas ainda resistem nas ruas da cidade, junto com as de outros prédios que pereceram ao longo do tempo.
Maranhão, um Brasil de descobertas
O Maranhão tem revelado ao mundo que, desde tempos antigos, cultiva a beleza e a tradição. Aqui, você descobre que ser Amazônia e, ao mesmo tempo, Nordeste resulta numa beleza natural com forte poder de atração.O Maranhão é diferente porque abriga cidades históricas singulares, riquezas ecológicas, além de contar com manifestações populares, representadas pelo exuberante Tambor de Crioula e pela variedade e beleza do Bumba-Meu-Boi.Satisfaça a sua curiosidade, o desejo de navegar outros mundos e venha descobrir o Maranhão.Turismo de Aventura, Cultural, Gastronômico, Ecológico, de Lazer.

Venha descobrir o Maranhão, o Brasil se encontra aqui.