SÃO LUÍS - Junho está prestes a começar e com ele chegam os festejos que fazem de São Luís um grande terreiro cuja maior expressão é a cultura popular. É nesta época que os acordes harmônicos dos bois de orquestra se misturam à percussão forte e cadenciada de matracas e pandeirões executada por artistas anônimos e que servem de base para a tradição de danças como o tambor de crioula, cacuriá, lelê, coco, quadrilhas, danças portuguesas e outras.
E o primeiro grande arraial, terreiro onde tem encontro marcado os principais grupos folclóricos maranhenses, será aberto amanhã, às 18h, na praça Maria Aragão. Com o tema “A Capital Brasileira da Cultura festeja a sua diversidade”, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), dá a largada para os folguedos juninos cujos preparativos começaram ainda em abril. De acordo com informações da Func, o arraial funcionará até dia 10 de julho e terá atrações todos os dias.
Programação - Para a abertura do arraial, uma programação diversificada que inlcui cinco grupos de tambor de crioula, cacuriá, bois dos sotaques de orquestra e baixada e show com artista local. Para o próximo fim de semana, uma novidade. Trata-se do Barracão do Forró, um espaço que será ativado apenas nos fins de semana e que reunirá os melhores grupos do ritmo forró pé-de-serra. A inauguração do espaço será na próxima sexta-feira com presença dos músicos Rui Mário do Acordeon e Inaldo Bartolomeu.